.'.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Acupuntura em Interlagos


Baseada na aplicação de agulhas em pontos nos canais de energia (Meridianos), a técnica da Acupuntura gera estímulos que desbloqueiam a energia ou Chi (Qi) estagnado, melhorando seu fluxo pelos canais de energia. O Chi (Energia Vital) está em tudo o que tem vida e em todas as coisas que notamos no meio em que vivemos. Quando o Chi está em harmonia, existe movimento, saúde, vida e em contrapartida, quando ele se encontra em desarmonia, surgem as estagnações, a interrupção do movimento, as síndromes, que quando não tratadas podem gerar péssimos resultados.

Com origem na China e primeiramente conhecida como Zen Zhiu que significa " Agulha e Moxabustão ", a Acupuntura é uma das ferramentas da Medicina Tradicional Chinesa, talvez a mais conhecida dentre as quais não apenas as agulhas de acupuntura mas as moxas, as ventosas, os magnetos, a pressão dos dedos (Massagem), as apongs, a cor, o som, a fitoterapia, a meditação, a dietética, os exercícios chineses unidos a práticas respiratórias meditativas que visam trazer o movimento inerno da energia ao longo dos canais de energia (Qi Gong / Chi Kung), podem também ser usados como base de tratamento complementar alternativo dentro de uma visão holística.

Acredita-se a acupuntura ter, possivelmente, mais de 5.000 anos. O livro mais antigo e obra de referência a respeito é o " Huan Di Nei Jing ", conhecido mais popularmente como " O livro do Imperador Amarelo ". Considerado metafóricamente a " Bíblia" da Medicina Tradicional Chinesa, provavelmente esse deva ser o livro mais antigo dentro dos ainda utilizados hoje a título de pesquisa e aprofundamento filosófico e prático em trabalhos na linha chinesa.

Sessões de Acupuntura ajudam a recuperar o fluxo de Chi e evitar que este se deteriore, desta forma, energéticamente recuperando a saúde e o bem estar das pessoas, bem como tratar preventivamente para que evitem ficar doentes. O mais interessante de se lembrar é que a base principal de atuação das terapias alternativas, e isso inclui a Acupuntura, é o tratamento preventivo. Fica aqui então registrado o incentivo a todos os que se interessarem por essa técnica maravilhosa que é a Acupuntura.


Saúde preventiva ao alcance de todos.


por Sandro Bianchi Manoel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...

PERGUNTA METAFÓRICA:

Quando você leva o carro no mecânico da sua confiança para conserto, ele cobra de você a chave de rodas, o Jacaré que suspende o seu carro, ou ele cobra de você o serviço? Afinal, é obrigação do mecânico ter as ferramentas para executar o seu trabalho e não sua de comprar para ele.

Logo, o seu acupunturista não deveria " vender " agulhas para você, pois é obrigação dele ter as ferramentas para executar o seu trabalho e não sua de comprar para ele. Agulhas descartáveis, claro. Novas, sempre, a cada sessão que você precisar. Ele deve mostrar para você o pacote lacrado ao abrir. Essa é a única certeza que você tem de não se contaminar com as agulhas que ele utilizar em você.

É uma questão de respeito pela vida e de valorização do profissional. Pense nisso! Sua saúde agradece.


Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

SUGESTÃO DE LEITURA.

SUGESTÃO DE LEITURA.
Livro - Tratamento das Doenças Mentais por Acupuntura e Moxabustão
Leia o manual em formato PDF
consultor Philips

-->
O enfoque global da medicina tradicional chinesa (a exemplo da velha tradição hipocrática ocidental) vê o paciente como um todo, o que pressupõe que os sintomas mentais ou psíquicos das doenças sejam distúrbios de movimentos de energias (Qi) e de quantidades e qualidades de yin-yang nas relações mútuas dos órgãos e entre estes e o ambiente.Os médicos (acupunturistas ou não), familiarizados com a prática clínica, encontrarão nesta publicação a descrição dos distúrbios psíquicos que podem ser tratados no conjunto da síndrome ou doença, diagnosticada sob esse ponto de vista global. O objetivo desta publicação é explicar de forma detalhada a fisiologia e o tratamento dos sintomas mentais, de acordo com a teoria e a prática da Acupuntura.

SUGESTÃO DE LEITURA

SUGESTÃO DE LEITURA
ACUPUNTURA E PSICOLOGIA
ACUPUNTURA E PSICOLOGIA

Yves Requena • 248 páginas • ISBN nº 85-7476-031-5

Bases da acupuntura. As cinco constituições da acupuntura. Acupuntura e oligoelementos. Os seis temperamentos. Análise dos resultados.